segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Princesas?? Ah, tá

Sábado foi a festinha de dois anos da minha irmã *-* O tema? As princesas. Uma mesa toda decorada, um bonito painel... Sorte que eu fikei a maior parte do tempo brincando com ela, se não eu teria deixado escapar alguma reclamação. Tipo: Detesto aquelas princesinhas(à exceção da Jasmine, da Bela, da Ariel, da Mulan, da Pocahontas - pasmem, ela é considerada uma das princesas Disney - e da Esmeralda - pasmem again).
Por que, me perguntam? Simples: Elas não merecem esse título! Me digam, o que elas fizeram? Lutaram por seus interesses, defenderam seu jeito de pensar, como uma verdadeira mulher faz todo dia, na luta por um mundo menos machista? Não.
Primeiro, vamos analisar a Branca de Neve. Ela era uma princesa, o ser mais lindo do mundo(segundo a história), e vivia feliz até que sua madrasta(má, só pra variar), invejosa pra k, resolveu matá-la. Como ela escapou? Lutando, sendo ativa, ao menos tomando a iniciativa? Nãããããooo, o cara é que era um mané e não conseguiu acabar com akele rostinho lindo. Convenhamos, com os assassinos que eu vejo em CSI, se ele notasse isso ela ainda seria estuprada. Mas, continuando, ela, por alguma sorte inácreditável, achou uma bela casinha, de anões que prontamente a acolheram. Depois, quando a madrasta dela descobre que ela está viva e tenta matá-la de novo(dessa vez aprendeu a lição e foi fazer ela mesma), o príncipe encantado(sempre ele) chega e se apaixona por ela e com um beijo ressuscita-a. Vamos a pergunta: Desde quando o mundo é assim? Se você não fizer exatamente nada, toda sua salvação vai vir assim, sem pedir nada em troca? Ah, tá.
Vamos a Cinderela. Pelo menos essa aí trabalhou um poko. Mesmo assim, se a gente for esperar pra uma fada madrinha aparecer para nós conseguirmos ir ao baile encontrar o príncipe encantado, vamos morrer esperando.
Agora vamos a melhor de todas: A bela adormecida. Da última vez que eu li aquela droga de história, meu senso crítico já estava suficientemente bom pra querer jogá-la no lixo. Peraí, vamos entender a história: Se, por algum acaso, você quiser trabalhar na costura, fudeu. Quando tu encostar na agulha, você morre. Ah, não, peraí, como você tem fadas madrinhas muito boas que te deram vários presentes quando nasceu, e uma delas disse que você dormiria, e dormiria até que um dia aparecesse(quem será?) o príncipe encantado, que se apaixonaria por você(que não estaria nem um poko velha, desarrumada, whatever em vários anos) e te despertaria.
Para tudo! Desde quando você não fazer nada, exatamente nada além de dormir atrai o principe encantado?? Que droga de lição de moral é essa???
E, só pra incrementar tudo, eles vivem felizes para sempre. Primeiro: Eles por algum acaso viverão para sempre? Só isso já destrói essa teoria. E, segundo: Eles nunka terão uma briguinha, um desentendimento? Não que eu queira um relacionamento cheio de brigas mas, nós não somos perfeitos. É como diz a frase 'O amor é um sentimento de seres imperfeitos. Ele existe para nos levar a perfeição'. E outra: É nas briguinhas(leves, claro) que o casal percebe que precisa um do outro. Quer coisa mais liinda que reconciliação?
To até mais leve agora. Finalmente pus pra fora toda minha revolta com essas criaturas erroneamente chamadas de princesas. Não sou contra uma história inocente, não é isso. A questão é: Vamos ensinar nossas crianças que fazer exatamente nada traz o príncipe encantado, ou que elas precisam se expressar, lutar por sua opinião, e que às vezes casais brigam, mas tudo podendo ser superado pelo amor?
Ouvindo: Sacred Moon - The World that Never Was soundtrack(KH)

2 comentários:

  1. cara, seu post foi fantástico!
    "princesa" pra ser citada tinha que ser a Mulan ou aquela garota de A princesa e o sapo, só pra falar de disney.
    Não sei se você já assistiu, se não, vale a pena ver o filme "Para sempre Cinderela" com a Drew Barrymore, é uma releitura do conto de fadas, acho que você ia gostar.

    ResponderExcluir
  2. Então... De fora das fics pra ler o seu blog ! \o
    Eu vou dizer exatamente o que eu disse na nossa conversa de msn:
    Todo mundo sabe que isso nunca vai acontecer. Um exemplo ?
    "Ah, espera que eu vou ali na geladeira pegar uma maçã, colocar veneno de rato pra desmaiar e esperar até o meu príncipe encantado" Tu vai é morrer se fizer isso ! ¬¬
    Enfim, como tudo que você escreve, esse post foi simplesmente fantástico ! Concordo com cada espaço que você colocou aí, Anne !
    P.S.: 'Porque nós não nascemos pra ser as princesas na torre do castelo" ;)
    Beijos... Acho que você sabe quem é, não ? rsrs Beijos da Nat ! s2

    ResponderExcluir